sexta-feira, 18 de maio de 2012

A parcialidade de Luís Jardim


Antes de avançar para o motivo que me levou a escrever este post, permitam-me partilhar uma opinião convosco: o painel de jurados de “A Tua Cara Não me é Estranha” é incompetente. Calma fãs de Alexandra Lencastre, Zeca Bebedeira, António Sala e Luís Jardim. Não me lancem já farpas em chamas, deixem primeiro o Gigi justificar-se. O júri do programa da TVI só dá palmadinhas nas costas dos concorrentes, independentemente da actuação dos mesmos ter sido desastrosa. Alguém se lembra da péssima imitação da Ke$ha feita por Micaela? Apesar da expressão do júri esconder absoluto horror, ninguém foi capaz de dizer àquela rapariga que mais valia ter ficado engripada em vez de se apresentar no programa naquelas figuras. Mas pronto, se calhar o Gigi até está a ser demasiado severo. Eu já ficava satisfeito com um comentário tão simples como “esta performance não foi boa”. Custa assim tanto serem sinceros, Luís, Alexandra, António e Zeca? Afinal de contas pagam-vos para avaliarem os concorrentes e não para fazerem amigos.

"Ai Gigi, que mauzinho que você é!" - Júri de "A Tua Cara Não me é Estranha"
"Não, meus queridos. Sou sincero, ao contrário de vocês." - Gigi Fortunas

E por falar em amizades, há uma que ultimamente tem influenciado o julgamento imparcial das actuações no programa: a de Luís Jardim e Luciana Abreu. Todos estamos a par da admiração que a concorrente e o jurado nutrem um pelo outro, mas este tipo de sentimentos não devia interferir na avaliação das performances em “A Tua Cara Não me é Estranha”. Mas é isso que tem acontecido. Na última gala, FF, a grande revelação do programa, fez uma imitação irrepreensível de Kate Bush. Mas apesar do jovem concorrente ter esmagado a concorrência, Luís Jardim achou por bem dar a pontuação máxima à interpretação pouco luminosa de Luciana Abreu, que imitou uma música medíocre de Jennifer Lopez.

"Nossa, que biolência de comentários, Gigi." - Lucy
"Cale-se, Lucy. A estrela deste blog sou eu." - Gigi Fortunas

E porque é que isto aconteceu, perguntam os meus caros fan(cy)s? O Gigi dá-vos a resposta mais que óbvia: Luís Jardim quer ser o responsável pelo lançamento da carreira musical de Luciana Abreu. Aliás, segundo notícias que têm saído na imprensa ultimamente, parece que os dois vão começar a trabalhar num álbum assim que o programa terminar. Nada contra. A experiência de Luís Jardim pode ajudar a eterna Floribella a, finalmente, conseguir criar um primeiro álbum de originais consistente. Mas esta vontade de vencerem juntos no mercado discográfico não devia enevoar o discernimento de Luís Jardim enquanto jurado de “A Tua Cara Não me é Estranha”. Na gala passada foi notório o favorecimento de Luciana Abreu por parte do músico madeirense. E, como se isto não bastasse, Luís Jardim veio a público dizer que, por ele, Luciana Abreu seria a vencedora do programa. Na opinião do Gigi, este comentário revela alguma falta de profissionalismo, tendo em conta que “A Tua Cara Não me é Estranha” ainda está no ar.

"Ai se eu te pego, Gigi." - Luís Jardim
"O Gigi não o teme, Luís. E já ninguém aguenta essa música." - Gigi Fortunas

De futuro, e enquanto espectador do programa de domingo à noite da TVI, gostava que situações como esta não voltassem a acontecer e que a justiça falasse mais alto. Quanto à futura colaboração de Luís Jardim e Luciana Abreu, desejo que corra pelo melhor e que seja um grande sucesso. Mas Lucy, deixo-lhe já aqui um aviso: não crie demasiadas expectativas. É certo que Luís Jardim já trabalhou com músicos como Coldplay ou Mariah Carey mas, até agora, o produtor musical só fez promessas infundadas a concorrentes dos programas musicais em que foi jurado. Lembro-me da Débora, concorrente do primeiro “Ídolos”, de quem o Jardim se revelou fã e prometeu levar para Londres e fazer dela um fenómeno internacional. Até hoje, a rapariga continua a tentar a sua sorte no mundo da música e o máximo que conseguiu foi fazer coros para artistas nacionais. O que é uma pena, porque a petite Débora é muito talentosa, como aliás se pôde comprovar em “A Voz de Portugal”.

Resumindo, o número de estrelas que Luís Jardim lançou é zero. Por isso, petite Luciana, trabalhe muito, esforce-se, reúna um bom conjunto de profissionais para este primeiro trabalho discográfico, porque ter apenas o Luís Jardim a dizer que vai fazer de si uma estrela não é, como se pode ver, uma garantia de sucesso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário