terça-feira, 5 de junho de 2012

Vanessa Silva é o ídolo de Portugal


O Gigi não está a escrever este post para anunciar antecipadamente o vencedor da nova – e aborrecida – temporada do “Ídolos”. Vou antes falar de uma cantora portuguesa que devia ser uma estrela internacional e que voltou a dar que falar devido a um dueto com Bryan Adams no Rock In Rio Lisboa: Vanessa Silva.


Mas antes de falar desta actuação surpresa, vou recuar um pouco no tempo, mais precisamente à “Academia de Estrelas”. No programa da TVI, Vanessa foi claramente a melhor concorrente e não tinha competição à altura do seu talento. Ela provou ser aquilo a que os ingleses chamam de triple threat. Em português diz-se ameaça tripla, mas não soa nada fan(cy). Anyway, a Vanessa cantava, dançava e representava como ninguém. Mas, guess what, a Vanessa não venceu o programa. Na época ouvi opiniões de pessoas que a achavam “convencida” devido aos elogios constantes que recebia por parte do júri do programa. Injustamente, Vanessa Silva sofreu do mesmo estigma de outras mulheres da indústria do entretenimento que viram a sua confiança ser confundida com arrogância. Mas será que algum dia as mulheres fortes e de personalidade vincada vão deixar de incomodar as mentes fechadas que povoam este mundo?

Entretanto, os anos passaram e, como seria de esperar, Vanessa foi a concorrente do talent show com mais sucesso profissional. Entrou em musicais como “Fame”, interpretou Judy Garland no mais recente espectáculo de Filipe La Féria, “Judy Garland – O Fim do Arco-Íris”, e foi cantora residente de vários programas da SIC. Mas, e sem demérito para qualquer um destes trabalhos, Vanessa merecia mais. Muito mais. Por vezes questiono-me como é que nenhum bom produtor se lembrou de apostar na Vanessa e criar um fenómeno à semelhança do que aconteceu com Aurea. Estamos a falar de uma cantora que estaria mais que pronta para abrir concertos de artistas como Christina Aguilera, Mariah Carey, ou Celine Dion e que, eventualmente, poderia chegar tão longe como elas. Vanessa Silva tem potencial para isso.

"Ai Gigi, obrigada. Tantos elogios até me dão dores de garganta."

O seu talento foi novamente reconhecido no passado fim-de-semana por Bryan Adams, em pleno palco Mundo do Rock In Rio Lisboa. Aleatoriamente – sim, aleatoriamente – o cantor canadiano escolheu uma pessoa do público para cantar com ele e parece que a felizarda foi a Vanessa. A petite chanteuse esteve à altura do desafio e impressionou Bryan, que inclusive quis conhecer melhor o seu trabalho através da internet. Claro que as vozes da discórdia não tardaram em criar teorias da conspiração e começaram a dizer que tudo isto tinha sido programado. Seriously? Acham mesmo que se a Vanessa soubesse o que lhe ia acontecer não tinha posto um pouquito de maquilhagem na sua carita laroca, mas cheia de olheiras? Claramente a cantora foi apanhada de surpresa e a reacção do próprio Bryan corrobora esta minha teoria.


O Gigi não é pessoa de acreditar no destino, mas neste caso acho mesmo que foi isso que aconteceu. E já estava na altura do dito destino começar a fazer alguma coisa por esta rapariga, que bem merece. Agentes, produtores e músicos deste mundo, atentem nesta artista. Acredito que com um álbum com boas músicas e produzido com mestria, a Vanessa pudesse ser um verdadeiro caso de sucesso. Mas vejam lá se não demoram muito, porque nesta vida ainda gostava de poder comprar um bilhete para um Rock In Rio em que a Vanessa Silva fizesse parte do cartaz como artista principal. 

2 comentários:

  1. Ora aí está uma sugestão, concordo plenamente. Mas ela em portugal não sei se consegue vingar, só se for para o estrangeiro, mas assim mais uma vez perdíamos um grande talento. Mas acho também que o motivo pelo o qual ela não é muito conhecida é mesmo porque a índutria da musica em portugal não ajuda, os média não ajudam. Por exemplo, ela fez o dueto com o Bryan Adams e saiu em todos os jornais a noticia, só que dizia que ele tinha cantado com uma fã, ou seja, os jornais e revistas apresentaram-na como apenas mais uma, em vez de elogiarem uma grande cantora dando-lhe alguma visibilidade que a torne conhecida, porque infelizmente em portugal só se tem sucesso quando se é conhecido, ter talento só não basta. Eu sinceramente espero ainda vir a ouvir um àlbum dela, ela é realmente talentosa, tanto canta rock, como pop, como jazz, e dança e representa, enfim... nasceu no país errado!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo comentário!!!Totalmente de acordo com o mesmo....

    ResponderEliminar