segunda-feira, 27 de junho de 2011

Onde está “A Voz de Portugal”?


“Operação Triunfo”, “Ídolos”, “Família Superstar” e agora “A Voz Portugal”. Provavelmente os meus fan(cy)s estão a pensar: já não tivemos talent shows de cantoria que cheguem? E o Gigi diz: Não! Se o novo programa da RTP1 for quase tão bom como o seu “irmão” americano, “The Voice”, garanto-vos que estão prestes a assistir a um novo hit televisivo. 
 
O conceito 
Quatro cantores famosos assumem o papel de jurados e tornam-se treinadores de talentos  vocais em bruto. Na primeira fase do programa, o júri ouve os aspirantes a cantores de costas voltadas para o palco. Se a voz dos candidatos for impressionante, os jurados carregam num botão, a cadeira onde estão sentados roda e os mentores ficam - finalmente - frente a frente com o “caloiro”. Se mais do que um jurado escolher o mesmo cantor para se juntar à sua equipa, cabe ao concorrente escolher qual o músico com quem mais gostava de trabalhar.

“The Voice” é fresco e mistura o habitual talent show musical com uma vertente de game show, nomeadamente através do divertido “jogo das cadeiras” e das batalhas entre concorrentes, que acontece na segunda fase do concurso, na qual os jovens cantores “lutam” pela permanência no programa num colorido ringue de boxe.

Teaser promocional "The Voice" 

Parte do sucesso do conceito criado por John de Mol consiste na relação entre os diferentes membros do júri. Na versão americana, o casting foi certeiro. Christina Aguilera, Adam Levine (líder dos Maroon 5), Cee-Lo Green e Blake Shelton têm aquilo a que popularmente se chama “química”. Os jurados brincam, competem e provocam-se uns aos outros, mas sempre num tom divertido e TV friendly. As audiências superaram as expectativas e “The Voice”  tornou-se o novo programa mais visto desta temporada televisiva nos EUA.

Em Portugal, o júri também já foi revelado:


Anjos

Hmmm… ok. Dentro da música pop comercial portuguesa são artistas sólidos e bem sucedidos.

Rui Reininho

Na opinião do Gigi, esta foi uma boa escolha. Bom músico e sem papas na língua, o líder dos GNR promete acrescentar o atrevimento necessário ao painel de jurados.

Mia Rose
                                   
Estava na dúvida se uma cantora tão jovem seria uma escolha acertada. Depois de descobrir que Mia Rose será uma das mentoras d’ “A Voz de Portugal”, foi inevitável pensar que Luísa Sobral ou Aurea também ficariam bem numa cadeira giratória. De qualquer forma, o Gigi aplaude esta aposta da CBV, a produtora do programa. Os novos talentos devem continuar a ser valorizados e a petite Mia tem uma voz tão sweet como ela.

Paulo Gonzo

Gostos não se discutem, mas como os meus fan(cy)s gostam de saber a opinião do Gigi aqui vai ela: o Paulo Gonzo dá-me sono. Tudo bem que o Paulito é um cantor que vende muitos discos e as suas músicas já são um must-have nas novelas da TVI. Mas ainda assim, preferia que em vez deste cantor a produção tivesse contratado o David Fonseca ou o Rui Veloso.

Com a Catarina-Fenomenal-Furtado a liderar as hostes, “A Voz de Portugal” parece estar a ir por um bom caminho. Resta agora à produção garantir a tal química entre os membros do júri. Mark Burnett, o produtor executivo da versão americana, deixou Aguilera, Green, Levine e Shelton à mercê do seu cartão de crédito, proporcionando-lhes um agradável – e dispendioso – jantar que durou até altas horas. Piet Hein, o que acha de seguir o exemplo?

3 comentários:

  1. Quanto a mim, acho um juri maravilhoso....

    ResponderEliminar
  2. Não podia concordar melhor com a opinião sobre o Paulo Gonzo. E de facto, agora ao ler sobre o juiri, também fiquei surpreendida quanto à Mia. Mas ok. :)

    ResponderEliminar
  3. @DarkAngel: Resta esperarmos para ver a dinâmica entre os jurados. Esperemos que seja tão divertida como a da versão americana do programa :)

    ResponderEliminar