sexta-feira, 23 de julho de 2010

“Contraluz” não se apagou

Mas foi por pouco. Assim que o Gigi chegou ao cinema viu uma fila enorme. Por uns segundos, ainda pensei que algumas pessoas estavam ali para apoiar um filme português. No entanto, assim que entrei na sala de “Contraluz”, a minha esperança caiu por terra, tal como o balde de pipocas de uma senhora irritante que estava mais preocupada em agarrar a anca do marido. No total estavam cerca de 8 lugares ocupados.

 
Passando ao filme de Fernando Fragata, que é o motivo deste post. Apesar da premissa inicial ser interessante, um conjunto de pessoas que através de uma ajuda do destino percebe que a sua vida pode mudar radicalmente, “Contraluz” tem alguns momentos entediantes. E a culpa nem sempre é da história.


Fernando Fragata: "Não deixem o meu filme cair"

A importância de um GPS na vida da personagem de Joaquim de Almeida torna o - longo - início do filme desesperante. Há cenas demasiado extensas (e algumas dispensáveis), mas as narrativas cruzadas e alguns diálogos tecnicamente bem construídos, iluminam o filme. Mas só até a actriz Michelle Mania entrar em cena, e apagar todas as luzes e luzinhas que nele existem. O Gigi não via alguém a representar tão mal desde o dia em que Deus inventou a Jessica Simpson. Há tantas actrizes portuguesas excepcionais, porquê escolher esta americana?


No geral, e mesmo com estes pequenos acidentes de percurso, “Contraluz” é um filme que merece ser visto e comentado, porque até para falar mal é preciso ver. E o cinema português precisa de ser visto.


O Gigi aconselha-vos então a marcar o filme nacional nos vossos GPS cinematográficos. Se alguém não perceber o trocadilho, siga o link para ver o trailer de “Contraluz”.


3,5 Fan(cy)s - em 5

2 comentários:

  1. Tem-se ouvido falar muito sobre este filme. Eu sei que se deve apoiar o cinema português, mas eu não o faço enquanto não houverem filmes decentes. Peço imensa desculpa, mas é a minha opinião. Eu optei por ir ver o Inception e não me arrependi.

    O cinema português é só sexo e comédias parvas. Ou então, dramas pseudo-profundos. Não tenho paciência...nem dinheiro suficientes! xD

    Eu sei que isto pode não ter nada a ver, mas na minha opinião, o cinema brasileiro é muito melhor que o português. Acho que devíamos começar a tirar umas notas.

    ResponderEliminar
  2. Não sou cinéfilo, muito menos crítico de cinema e só tenho uma coisa que muitos decerto também têm: Paixão por cinema e largos anos a ver filmes. Por isto mesmo as minhas expectativas quando vou ver um filme já existem, o cinema não está ba...rato além que a disponibilidade para nos deslocarmos a uma sala de cinema também começa a rarear... Posto isto dei uma oportunidade ao "Cinema Português" e fui ver o Contraluz. Respeito todas as opiniões mas a minha é uma: o filme é mau por demais. Mau em termos de actores (Joaquim de Almeida anda perdido,Michelle Mania é um susto), mau em termos de acção (há diálogos entediantes),mau em termos de fotografia( começa escuro,imagem amadora)... e podia continuar.
    Há momentos que se pensa "Alto, isto vai melhorar!" para minutos depois todas as esperanças caírem por terra.
    Ao aproximar-se do fim o filme passa uma ETERNIDADE em câmara lenta, dá até vontade de rir!
    O melhor é realmente o teaser, devia ser uma curta e tinha alguma dignidade.
    Há e vai sempre haver bons e maus filmes Americanos, Brasileiros, Espanhóis, etc. Contraluz é um mau filme Português (e falado em Inglês!!) , ponto final.
    Perdoêm-me a honestidade mas só assim se pode fazer com que o cinema Português progrida.

    ResponderEliminar