quarta-feira, 6 de julho de 2011

Será "uMan - Tu Mandas" o novo "Big Brother"?

Nem por isso. 12 concorrentes. Fechados num espaço completamente vazio. 49 dias. Sempre em directo. Na televisão, na internet e no telemóvel. É este o mote de "uMan - Tu Mandas", o novo programa que vai juntar novamente os dois profissionais que mudaram o destino da TVI: José Eduardo Moniz e Piet-Hein Bakker. A estreia está marcada para o dia 23 de Setembro, num canal exclusivo da ZON.

"Piet-Hein, estás pronto para revolucionar novamente o entretenimento em Portugal?"

Em vez da habitual casa luxuosa com espaço suficiente para os concorrentes, família, piriquitos, cães e gatos, os habitantes de "uMan" vão viver num open space com menos de 400 metros quadrados que será um laboratório. Mas o que realmente marca a diferença neste conceito é a participação activa dos telespectadores ao longo do programa. Curiosos fan(cy)s? O Gigi explica-vos tudo!

Todas as acções dos concorrentes serão comandadas pelas pessoas que assistirem ao reality show, como por exemplo a roupa que os uManos vão vestir. Os candidatos entram no laboratório com os desconfortáveis fatos de licra que aparecem na imagem e cabe ao público escolher outros trapinhos mais apresentáveis para lhes cobrirem os corpos. Mas não é tudo! Os espectadores também têm poder de decisão sobre as expulsões, sobre o que cada concorrente come e... com quem dorme.  Polémica a caminho? O Gigi acha que sim.

Qualquer semelhança com o jogo "The Sims" deverá ser pura coincidência. "uMan - Tu Mandas" parece-me ser um reality show mais inovador e interessante do que, por exemplo, "A Casa dos Segredos", que entretanto está quase a regressar com a segunda edição. O facto do poder estar inteiramente nas mãos do público parece-me uma boa "arma" de fidelização dos espectadores que, diga-se, estão cada vez menos fiéis aos programas que assistem.

Uma parte crucial dos programas de entretenimento é o casting e os aspirantes a uManos começaram por se candidatarem na páginal oficial de Facebook do reality show. Como a curiosidade do Gigi estava a fervilhar, andei a espreitar algumas mensagens deixadas no mural de "uMan" e confesso que fiquei muito assustado quando descobri que esta criatura se candidatou ao programa com este vídeo:


Depois do choque inicial achei melhor respirar fundo e confiar no instinto da produção que, obviamente, sabe melhor que ninguém o tipo de concorrentes que quer ver em "uMan - Tu Mandas". Se o projecto vai ou não resultar, em Setembro estaremos cá para ver, certo?

1 comentário:

  1. Parece-me interessante e inovador o programa, principalmente por envolver as redes sociais. Pena é passar num canal fechado e não num generalista. Quem tem MEO, não vai poder mandar nos concorrentes! :)

    ResponderEliminar